Aikido – Uma arte marcial da era moderna

Aikido é um Budo (arte marcial) criado por Morihei Ueshiba (1883 – 1969). Sua principal característica é a movimentação harmoniosa e enérgica, baseada nos princípios IRIMI (entrar/avançar) e TENKAN (girar/esquivar), seguindo sempre o curso da natureza, fazendo surgir do movimento energia suficiente para a aplicação das técnicas evitando assim o uso desnecessário da força física. Agregando sua vivência espiritual a sua experiência nas várias artes marciais tradicionais do Japão, que treinou com afinco, determinação e persistência, Morihei Ueshiba fez surgir o Aikido, uma arte marcial moderna que se sobrepôs às várias escolas da época, ficando mundialmente conhecida. 
Morihei Ueshiba aplicando técnica de projeção
O Fundador do Aikido era uma pessoa que procurava estar em paz qualquer que fosse a circunstância. Ele desejava manter uma conexão harmoniosa com todos os seres e coisas por todo o tempo. Quanto mais tempo passava e suas habilidades marciais eram aperfeiçoadas, mais ele falava sobre a necessidade de criar uma família humana global, sobre a necessidade de cada pessoa estar aberta para os caminhos da natureza e do universo, viver o amor e o respeito por todos os seres com o objetivo de curar a si mesmo e ao mundo. O produto de sua vida, e o seu presente para nós, é o Aikido, cujo ideal se resume nos treinamentos que proporcionam a integração do corpo e espírito.  O Aikido cresceu pelo mundo num pequeno espaço de tempo. Isto se deve ao fato do Aikido ser uma arte que visa o desenvolvimento das saúdes física, mental e espiritual demonstrando sintonia perfeita com os anseios do homem moderno.
  O Aikido não é uma arte marcial difícil de compreender, sendo sim, difícil de aplicar os seus princípios de uma forma honesta e sem recorrer à demagogia. Por isso é incentivado no praticante, desde o início, uma forte dedicação ao treino, de maneira que o Aikido se integre na sua vida através da experiência marcial e não só por conceitos meramente abstratos. Ao treinar o praticante desenvolve harmonia através do cultivo da autoconfiança. Assim adquire a compreensão que as situações de confronto físico devem ser antecipadas e evitadas por completo, através de um estado de alerta apurado. A realização deste objetivo requer, inevitavelmente, muitos anos de prática. 
O sensei - integração entre corpo e espírito
O Aikido constitui assim uma disciplina para toda a vida. A prática sincera origina não só um constante melhoramento da destreza técnica como uma maior compreensão da natureza humana. Um praticante dedicado rapidamente deixa de se preocupar com coisas sem valor, para que o seu interesse se dirija ao autoconhecimento e crescimento num modo de vida tranquilo e simultaneamente forte e seguro. 
Atualmente o Aikido praticado no Hombu Dojo (sede mundial do Aikido) é praticado em todo o Japão e em milhares de academias pelo mundo, tendo instrutores oficias (Shihan) em mais de 30 países. O Aikido é praticado por estudantes, crianças mulheres e idosos, numa ampla gama de tipos de pessoas e em número sempre crescente. O Aikido é essencialmente japonês, seu caminho almeja a integração do corpo e do espírito procurando o desenvolvimento do indivíduo, o que o configura como uma arte marcial de grande amplitude e recomendada a todos.